Qual a definição de erro?
O erro está associado ao
fracasso, ao insucesso, ao juízo falso, ao engano, à inexatidão, à falta, ao
desvio do bom caminho.
Mas é natural que, na
busca pela solução de um problema, o ser humano se depare com o erro. Inclusive,
a história da Ciência mostra que a humanidade fez muitas descobertas utilizando
o método de tentativa e erro.
Porém, no processo de
ensino-aprendizagem, o erro não deve ser entendido como um indício de fracasso
ou como uma situação onde não houve aprendizagem.
O aluno não deve ser
repreendido, punido ou se sentir culpado por cometer um erro. Caso contrário,
ele só irá participar da aula quando tiver certeza de que a sua resposta está
correta.
A análise do erro revela
a construção do pensamento do aluno. A partir dessa análise, o professor pode
perceber onde está a dificuldade do aluno e ajudá-lo a superá-la, o fazendo
refletir sobre o erro, propondo um novo caminho para a solução do problema e
permitindo que ele aprimore suas hipóteses e reorganize o seu saber. É dessa
forma que se pode construir o conhecimento, provocando o aluno a buscar uma
resposta satisfatória.
A questão é: como
transformar o erro em uma situação de aprendizagem?
Por outro lado, dado o
envolvimento afetivo do professor com sua prática profissional, é inevitável
que o insucesso de seus alunos faça com que o docente questione, por vezes, sua
própria competência.
Os professores não são
culpados pelos resultados obtidos por seus alunos, mas são, em parte,
responsáveis por eles. Todavia, os professores só serão culpados se, diante do
erro, não se comprometerem a repensar suas práticas educativo-avaliativas.
REFERÊNCIAS
NOGARO, A.; GRANELLA, E. O erro no
processo de ensino e aprendizagem. Revista
de Ciências Humanas, Rio Grande do Sul, v. 5, n. 5, p. 31-56. 2004.
PASINOTTO, R. O erro no processo de ensino-aprendizagem. 2008. 34 f. Monografia
(Graduação em Matemática) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e
das Missões, Erechim, 2008.
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