domingo, 25 de setembro de 2016

O papel do profissional técnico na docência universitária

Olá a todos!

Passei esses dias afastado das atividades da disciplina de “Docência Universitária e Integração de TIC” e, consequentemente, do blog, por estar resolvendo delicadas questões pessoais.

Mas, de volta ao trabalho e antes de publicar novos conteúdos, senti a necessidade de fazer essa postagem para explicar o meu papel como técnico de laboratório na área de Química na docência universitária dos cursos de Engenharia Química, Química Industrial e Engenharia de Alimentos, que funcionam no Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFPE.
Atualmente, estou dando apoio técnico nas disciplinas de Química Geral e Química Inorgânica. Também estou participando da disciplina de Análise Orgânica. Está sendo uma experiência fantástica trabalhar em conjunto com três docentes nesse período. Pessoas que admiro muito, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.
No laboratório, sou responsável por:

(a) Preparar e organizar todos os materiais que serão utilizados nas aulas práticas;
(b) Testar previamente os procedimentos e, caso haja algum problema na execução dos mesmos, comunicar o fato ao professor responsável para a promoção das alterações que se fizerem necessárias [Dessa maneira, tive a oportunidade de contribuir na revisão e elaboração de procedimentos];
(c) Orientar os alunos, durante as aulas práticas, sobre questões de segurança em laboratório e como devem executar corretamente as técnicas descritas nos procedimentos e fazer o descarte dos rejeitos produzidos.

Essas orientações devem ser feitas de modo a estimular os alunos a pensar e pesquisar sobre os fenômenos que estão observando durante a aula prática. Não se deve simplesmente repassar a informação, mas fazer questionamentos para que eles construam o próprio conhecimento.
Então, pessoal. É isso. Em breve, mais publicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário