segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Estilos de aprendizagem 02 - Teste de Kolb

O resultado do primeiro teste: Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb.

A dimensão da aprendizagem na qual eu mais pontuei foi a Conceituação Abstrata (CA), com um total de 20 pontos. De acordo com Trevelin (2011), nessa dimensão, o aprendiz resolve seus problemas de forma lógica e sistemática, com um nível de abstração elevado.

A segunda dimensão na qual eu mais pontuei foi a Observação Reflexiva (OR), com um total de 18 pontos. Segundo Trevelin (2011), nessa dimensão, o aprendiz dá ênfase à paciência, aos julgamentos cuidadosos e à habilidade para entender ideias de diversos pontos de vista.

Em terceiro lugar ficou a Experimentação Ativa (EA), com 15 pontos. E, por fim, tivemos a Experiência Concreta (EC), com apenas 6 pontos.

Esses resultados foram colocados no gráfico a seguir:




De acordo com o gráfico, o meu estilo de aprendizagem predominante é o Estilo Assimilador, com quase 60 %. Nesse estilo, o indivíduo “Integra a experiência com o conhecimento existente; utiliza a dedução para resolver problemas; trabalha bem com detalhes e dados; procura assimilar novas [ideias] e pensamentos [e] é mais interessado pela lógica de uma [ideia] mais que pelo seu valor prático” (TREVELIN, 2011, p. 6).

Com um percentual entre 30 e 40 % está o Estilo Convergente, segundo o qual o indivíduo “Integra teoria e prática; utiliza tanto a abstração quanto o senso comum na aplicação prática das [ideias] e teorias; procura sempre a melhor solução para um problema prático; gostam de resolver problemas práticos” (TREVELIN, 2011, p. 6). A autora também diz que se trata de uma pessoa lógica, sistemática e que prefere organizar a informação em conceitos, teorias e princípios. E, para completar, é uma pessoa que “lida melhor com teorias e ideias que com relacionamentos interpessoais e sociais” (TREVELIN, 2011, p. 6).

Os outros dois estilos (Estilo Divergente e Estilo Acomodador) tiveram representações inferiores a 10 %.

REFERÊNCIA:
TREVELIN, A. T. C. Estilos de aprendizagem de Kolb: estratégias para a melhoria do ensino-aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizagem, v. 7, n. 7, abr. 2011. 13 p.

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