Adaptado de: Online Self-REGULATED Learning Questionnaire (Barnard-Brak, Lan, Paton; 2010) e QUESTIONÁRIO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA
ONLINE (Pavesi, 2015)
Dimensão: Estabelecimento
de metas
|
|||||
Itens
|
Concordo totalmente
|
Concordo parcialmente
|
Indiferente
|
Discordo parcialmente
|
Discordo totalmente
|
1 –
Estabeleço padrões para minhas tarefas no curso a distância.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
2 –
Estabeleço metas de curto prazo (diárias ou semanais) bem como metas de longo
prazo (mensais ou semestrais).
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
3 –
Mantenho um alto nível para meu aprendizado no curso a distância.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
4 –
Estabeleço metas para me auxiliarem a gerenciar o tempo de estudo no curso a
distância.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
5 –
Não comprometo a qualidade do meu trabalho por ele ser a distância.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
Dimensão:
Estruturação do ambiente
|
|||||
Itens
|
Concordo totalmente
|
Concordo parcialmente
|
Indiferente
|
Discordo parcialmente
|
Discordo totalmente
|
6 –
Escolho o local onde estudo para evitar muita distração.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
7 –
Encontro um local confortável para estudar.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
8 –
Sei onde posso estudar de forma mais eficiente para o curso a distância.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
9 –
Escolho um horário com poucas distrações para estudar para o curso a distância.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
Dimensão:
Estratégias de realização de tarefas
|
|||||
Itens
|
Concordo totalmente
|
Concordo parcialmente
|
Indiferente
|
Discordo parcialmente
|
Discordo totalmente
|
10
– Procuro fazer anotações mais completas no curso a distância do que faria em
um curso presencial.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
11
– Leio em voz alta os materiais de instrução postados para lutar contra as
distrações.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
12
– Preparo minhas questões antes de entrar em fóruns e salas de chat.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
13
– Trabalho em problemas extras no curso a distância, além dos indicados, para
dominar o conteúdo do curso.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
Dimensão: Gerenciamento
do tempo
|
|||||
Itens
|
Concordo totalmente
|
Concordo parcialmente
|
Indiferente
|
Discordo parcialmente
|
Discordo totalmente
|
14
– Dedico tempo extra de estudo para o curso a distância porque sei que eles
tomam tempo.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
15
– Tento agendar os mesmos horários todos os dias ou semanas para estudar para
o curso a distância e cumpro o agendamento.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
16
– Embora não tenhamos que ir às aulas todos os dias, ainda sim eu tento
distribuir meu tempo de estudo igualmente entre os dias.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
Dimensão: Busca
de ajuda online
|
|||||
Itens
|
Concordo totalmente
|
Concordo parcialmente
|
Indiferente
|
Discordo parcialmente
|
Discordo totalmente
|
17
– Procuro alguém que tenha conhecimento sobre o conteúdo do curso para poder consultá-lo
quando precisar de ajuda.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
18
– Compartilho online os meus problemas com os colegas de forma que saibamos o
que nos traz dificuldades e como solucioná-las.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
19
– Se necessário, tento encontrar meus colegas pessoalmente.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
20
– Sou persistente para obter ajuda do tutor por e-mail.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
Dimensão:
Autoavaliação
|
|||||
Itens
|
Concordo totalmente
|
Concordo parcialmente
|
Indiferente
|
Discordo parcialmente
|
Discordo totalmente
|
21
– Resumo minha aprendizagem para examinar meu entendimento sobre o que eu
aprendi no curso a distância.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
22
– Faço a mim mesmo perguntas sobre o material do curso a distância.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
23
– Comunico-me com os meus colegas para descobrir como estou indo em minhas
aulas a distância.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
24
– Comunico-me com os meus colegas para verificar se o que estou aprendendo é
diferente daquilo que eles estão aprendendo.
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário