sábado, 3 de dezembro de 2016

OSLQ

Adaptado de: Online Self-REGULATED Learning Questionnaire (Barnard-Brak, Lan, Paton; 2010) e QUESTIONÁRIO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA ONLINE (Pavesi, 2015)

Dimensão: Estabelecimento de metas
Itens
Concordo totalmente
Concordo parcialmente
Indiferente
Discordo parcialmente
Discordo totalmente
1 – Estabeleço padrões para minhas tarefas no curso a distância.
5
4
3
2
1
2 – Estabeleço metas de curto prazo (diárias ou semanais) bem como metas de longo prazo (mensais ou semestrais).
5
4
3
2
1
3 – Mantenho um alto nível para meu aprendizado no curso a distância.
5
4
3
2
1
4 – Estabeleço metas para me auxiliarem a gerenciar o tempo de estudo no curso a distância.
5
4
3
2
1
5 – Não comprometo a qualidade do meu trabalho por ele ser a distância.
5
4
3
2
1
Dimensão: Estruturação do ambiente
Itens
Concordo totalmente
Concordo parcialmente
Indiferente
Discordo parcialmente
Discordo totalmente
6 – Escolho o local onde estudo para evitar muita distração.
5
4
3
2
1
7 – Encontro um local confortável para estudar.
5
4
3
2
1
8 – Sei onde posso estudar de forma mais eficiente para o curso a distância.
5
4
3
2
1
9 – Escolho um horário com poucas distrações para estudar para o curso a distância.
5
4
3
2
1
Dimensão: Estratégias de realização de tarefas
Itens
Concordo totalmente
Concordo parcialmente
Indiferente
Discordo parcialmente
Discordo totalmente
10 – Procuro fazer anotações mais completas no curso a distância do que faria em um curso presencial.
5
4
3
2
1
11 – Leio em voz alta os materiais de instrução postados para lutar contra as distrações.
5
4
3
2
1
12 – Preparo minhas questões antes de entrar em fóruns e salas de chat.
5
4
3
2
1
13 – Trabalho em problemas extras no curso a distância, além dos indicados, para dominar o conteúdo do curso.
5
4
3
2
1
Dimensão: Gerenciamento do tempo
Itens
Concordo totalmente
Concordo parcialmente
Indiferente
Discordo parcialmente
Discordo totalmente
14 – Dedico tempo extra de estudo para o curso a distância porque sei que eles tomam tempo.
5
4
3
2
1
15 – Tento agendar os mesmos horários todos os dias ou semanas para estudar para o curso a distância e cumpro o agendamento.
5
4
3
2
1
16 – Embora não tenhamos que ir às aulas todos os dias, ainda sim eu tento distribuir meu tempo de estudo igualmente entre os dias.
5
4
3
2
1
Dimensão: Busca de ajuda online
Itens
Concordo totalmente
Concordo parcialmente
Indiferente
Discordo parcialmente
Discordo totalmente
17 – Procuro alguém que tenha conhecimento sobre o conteúdo do curso para poder consultá-lo quando precisar de ajuda.
5
4
3
2
1
18 – Compartilho online os meus problemas com os colegas de forma que saibamos o que nos traz dificuldades e como solucioná-las.
5
4
3
2
1
19 – Se necessário, tento encontrar meus colegas pessoalmente.
5
4
3
2
1
20 – Sou persistente para obter ajuda do tutor por e-mail.
5
4
3
2
1
Dimensão: Autoavaliação
Itens
Concordo totalmente
Concordo parcialmente
Indiferente
Discordo parcialmente
Discordo totalmente
21 – Resumo minha aprendizagem para examinar meu entendimento sobre o que eu aprendi no curso a distância.
5
4
3
2
1
22 – Faço a mim mesmo perguntas sobre o material do curso a distância.
5
4
3
2
1
23 – Comunico-me com os meus colegas para descobrir como estou indo em minhas aulas a distância.
5
4
3
2
1
24 – Comunico-me com os meus colegas para verificar se o que estou aprendendo é diferente daquilo que eles estão aprendendo.
5
4
3
2
1



Nenhum comentário:

Postar um comentário